quinta-feira, 25 de abril de 2013

Depoimento sobre Leitura e Escrita




Os depoimentos abaixo explicam os caminhos a qual cada um de nós  estabelecermos  o contato com as letras e palavras.

Boa Leitura e vamos a eles!




  OZÉIAS GONÇALVES PEREIRA

Essa questão da leitura é de fato nobre. Particularmente me considero uma pessoa que deveria ler mais, nunca fui de ler simplesmente por ler, sou do tipo que leio a primeira pagina de um livro e se não me encanto largo de lado, entretanto se sinto prazer na leitura que faço fico logo empolgado para saber o final. Exemplo: Quando bem novo fiz uma leitura que jamais esqueci e sempre que posso faço essa mesma leitura, leitura simples porem prazerosa que contava a aventura de um naufrago "Robinson Crusoé de Daniel Defoe. Gosto de ler e me sentir integrado no que leio. Outra leitura que fiz e gostei muito, também simples porem prazerosa: "Capitães da Areia" de Jorge Amado. E assim vou seguindo, leio o que gosto e isso tem me feito um bem danado".
          "O VERDADEIRO ANALFABETO É AQUELE QUE APRENDEU A LER E NÃO LÊ." Mario Quintana


ARLETE APARECIDA OLIVEIRA DE ALMEIDA

 “A leitura...uma janela para o mundo

Lendo foi assim que passei a entender as coisas do mundo. Parece profundo, mas é isso mesmo, a leitura te leva para outros  mundos, que não seja o seu. A Leitura te permite sonhar, criticar, imaginar, concretizar e o melhor de tudo...aprender!
A leitura na minha adolescência me levava para lugares que jamais poderia ir ou ainda não poderei ir, mas sempre foi uma experiência incrível.
Imagine você estar num lugar e viajar...viajar para lugares inimagináveis. Você poder ser o que quiser, quando está lendo você se torna a personagem, você vive aquele momento ou se preferir fica de observador e sem querer, lá está você, criticando dando opiniões imaginando o que pode acontecer na próxima página.
As experiências com a leitura me permitiram aprender muito com o outro, mesmo que este estivesse tão longe, mas é essa troca que faz com que a leitura seja tão atraente e encantadora.
No trabalho pedagógico a leitura nos faz refletir; associar a prática com as leituras complementam os conhecimentos referente ao nosso fazer”



Sandra Regina Soares Clemente

"Como já foi mencionado pelos colegas, o incentivo a leitura  e primordial. Infelizmente o meu interesse pela leitura não começou muito cedo, acredito que  eu já estava com   25 anos de idade. Meus pais eram analfabetos, eu e meus  irmãos fomos terminar a escolaridade na fase adulta. Lembro que foi por intermédio de um professor de artes,  que obtive o meu primeiro livro ( O Pequeno Príncipe;  do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry) , e consequentemente o meu despertar pela leitura iniciou nesse momento,   depois fiz outras leituras, como, (O Mundo de Sofia - Romance da História da Filosofia, O Futuro da Humanidade – A saga de Marco Polo...). Mais sei o quanto esse “atraso” pela leitura  prejudicou-me, pois é sabido que a leitura nos auxilia na escrita e na oralidade. Mais como diz a  senhora Clair Feliz Regina, por meio das entrevistas  “Prazer em  conhecer do site Catraca Livre, coordenado por Dimenstein”, nunca é tarde para aprender, pois  a mesma  passou quase 50 anos escrevendo textos com termos técnicos para imposto de renda de pessoa física e aos 80 anos de idade, descobriu o prazer  de ler e escrever por meio de  poesias,  analisando seu depoimento, percebemos que ela  também foi incentivada  pela amiga e depois pelo namorado da filha,  a escrever seus textos poéticos.

Assim acredito  que uma das  responsabilidades como educador,  é exatamente  incentivar e promover  o gosto pela leitura em nossos alunos e em nossos pares, pois  sempre é tempo de aprender".



 LÉLIA YUMI CHUBATSU

"Nunca fui uma exímia leitora mesmo tendo uma mãe que adora ler e sempre me incentivou. Adorava e adoro ler Histórias em Quadrinhos e contos, acho que, pelo fato de ser muito ansiosa gosto de chegar ao final o mais rápido possível. Adoro a escritora Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" e "Persuasão" são os meus preferidos, mas um livro que sempre me acompanha, inclusive em minhas aulas é "O Pequeno Príncipe". Nos últimos anos me dediquei à leitura de aartigos e publicações sobre educação".

Nenhum comentário:

Postar um comentário