O plano de aula abaixo, foi uma construção elaborada pelos Professores Coordenadores de Núcleo Pedagógico, envolvendo uma proposta de trabalho colaborativo. As sugestões e as adequações foram realizadas por meio da ferramenta "Fórum" da plataforma "AVA-Ambiente Virtual de Apreandizagem", complementando o trabalho iniciado em Águas de Lindóia, quando do lançamento da ação "Melhor Gestão, Melhor Ensino", que faz parte do "Programa Educação Compromisso de São Paulo".
Plano de aula – Turma
2 – Grupo 6
Plano de Aula
TEMA: Números e Operações
Conteúdos: Números racionais e suas diferentes representações: frações, números decimais, procentagem
AULAS PREVISTAS: 6 aulas
ANO/SÉRIE: 6ª série/ 7º Ano
OBJETIVO: - Entender o conceito dos números dos Números Racionais e seus diversos significados (Parte Todo, Quociente, razão, operação)
- Reconhecer as diferentes representações de um número racional.
- Utilizar no trato das informações contido nos conteúdos, as operações necessária para a resolução das atividades sugeridas, fazendo conexões com situações problemas convencionais e não convencionais (situações do cotidiano).
JUSTIFICATIVAS: Desenvolver a competência de compreender as diversas representações dos números racionais, pois as mesmas fazem parte do cotidiano do aluno. Aprender a ler e operar com os númers racionais ampliando o repertório do conhecimento matemático do aluno.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
H 04_ Representar medidas não inteiras utilizando frações.(GI)
H 05- Fazer cálculos que envolvam adição e subtrações de frações. (GII)
H06_ Representar quantidades não inteiras que utilizam notação decimal. (GI)
H08 – Compreender a relação entre as representções fracionária e decimal de um número.(GI)
ESTRATÉGIAS: Levantamento prévio dos estudantes com perguntas investigadoras a respeito de onde encontramos as frações e onde podemos utilizá-las.
Pesquisas:- surgimento dos números racionais, panfletos jornais.Narrativas –“livro “O Pirulito do Pato” Nilson José Machado. Jogos – Disco de Frações. Situações problemas e socialização das resoluções.
RECURSOS MATERIAIS: Materiais manipuláveis, Caderno do Professor e do aluno –SEE, Livros didáticos e Paradidáticos, Jornais e revistas, Calculadoras, Sala de multimídias para pesquisar e socializar os sites pesquisados a respeito do tema trabalhado.
AVALIAÇÃO:
·
Avaliação contínua
·
Propor atividades que envolvam resolução de problemas
Diretrizes do quê avaliar:
-O aluno reconhece um número racional?
-O aluno reconhece as relações entre as diferentes representações dos números racionais?
-O aluno resolve problemas que envolve os diversos significados dos números racionais?
RECUPERAÇÃO:
Retomar os conteúdos de forma diversificada com atividades desenvolvidas em grupos colaborativos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário